Sistemas Estruturais
O edifício Santa Catarina está localizado no trecho da avenida que fica mais próximo do bairro do Paraíso, na esquina com a rua Teixeira da Silva. O terreno em que ele está implantado era de propriedade do Hospital Santa Catarina, que fica na esquina transversal oposta.
O novo prédio possui térreo com pé-direito duplo mais 17 andares destinados a escritórios (o 18° é ocupado por um auditório comum, com 80 lugares). Estruturado em apenas quatro pilares com vãos de 20 metros, o edifício possui o core voltado para o fundo do lote, dentro da planta quadrada (32,5 metros de lado) com quinas arredondadas. Por fora, a curvatura é acentuada por frisos vermelhos, que ritmam a caixilharia. Mas a volumetria do Santa Catarina é diferenciada: do quarto ao sexto piso, os escritórios foram recuados, deixando 6,5 metros de balanço nas três extremidades. Enquanto os andares maiores possuem 1.070 metros quadrados, os menores medem 542.
Para Ohtake, o recuo na porção inferior do edifício foi imaginado a fim de evidenciar o esforço estrutural, uma vez que, apesar de os pilares não estarem visíveis por fora, os caixilhos dos pavimentos recuados encontram-se alinhados à estrutura. No projeto, esses três andares eram circundados por abas, que deixariam menos evidente esse desejo. Por outro lado, ainda em relação à volumetria, o topo do prédio de 81 metros de altura é coroado com caixilharia em forma de cúpula, assemelhando-se a um foguete.
2.1 - Ficha técnica:
Edifício Santa Catarina
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2004
Conclusão da obra 2007
Área do terreno 3.803 m²
Área construída 30.768 m²
Arquitetura Ruy Ohtake
Paisagismo Jardim Paulista Paisagismo
Luminotécnica Mingrone Iluminação
Acústica Nacyr Martins Pereira
Estrutura Aluízio D’Ávila (concreto); Alaxis (metal)
Fundações Portella Alarcon
Elétrica e hidráulica MHA
Ar condicionado Ansett
Heliponto HR
Construção Matec
Incorporação e administração Serplan
2.2 – Fornecedores:
lumigon (caixilhos de alumínio)