Vitiligo TB
Hipocrônicas progredindo para as crômicas, em decorrência de ausência de melanina as manchas tem tendência a aumentar de tamanho é uma doença que aparece nas áreas da pele e mucosa as áreas mais comuns de serem acometidas são a face, pescoço, axilas, dorso das mãos, dedos e região inguinal, os pelos podem ser eventualmente cometidos, incluindo sobrancelhas, cílios e pelos pubianos, o prurido ou inflamação raramente esta presente, vitiligo é uma doemça de causa desconhecida.
A falta de pigmentação em pacientes de pele clara pode não ser aparente, mas é uma doença que desfigura o paciente de pele negra, o vitiligo causa grande impacto na vida da pessoa acometida levando o sujeito a afastar- se da sociedade, influindo negativamente na autoestima da pessoa, elas apresentam reações negativa de constrangimento mediante a dermatose. Por isso, muitos usam produtos para tampar as manchas, evitam atividades ficam envergonhadas e se isolam, existe ate queixas de discriminação social.
Pode se utilizar a luz de Wood que é uma lâmpada de 351 nm, é um artifício bastante importante que permite o diagnostico das lesões e para identificar a escolha do tratamento que depende da extensão da doença, da cor da pele e da avaliação psicoemocional do paciente, o tratamento deve ser individualizado para cada caso.
Os cientistas suecos descobriram que tomar suprimento de acido fólico e vitamina B12 antes de começar o tratamento pode ajudar no vitiligo, cremes também são uma boa opção de tratamento, inibem a resposta imunológica como a cortisona ou os imunomoduladores tópicos.
Puvoterapia.
O produto fotossensibilizante pode ser por via oral ou tópico e a irradiação pode ser natural sol ou artificial.
Fototerapia com UVB (ultravioleta B) Bando estreita (narrow badarnd).
A exposição a esse tipo de lâmpada pode induzir aumento da capacidade enzimática, hipertrofia e proliferação dos melanócitos.O uso de