Sistemas estruturais
Principais propriedades geométricas de figuras planas:
• Área (A)
• Momento estático (Ms)
• Centro de gravidade (CG)
• Momento de inércia (I ou J)
• Módulo resistente (W)
• Raio de giração (i)
Área
A área de uma figura plana é a superfície limitada pelo seu contorno. No caso de figuras complexas, a área pode ser obtida pela justaposição de formas geométricas simples.
A área é usada para se calcular as tensões de, tração, de compressão e de corte sobre uma figura plana
Centro de gravidade
Uma resultante de força atua no lugar geométrico de um elemento estrutural de maneira a equivaler a todas as forças da qual provém. No contexto das estruturas, por causa da gravitação, esse lugar é denominado centro de gravidade ou baricentro. Baricentro tem origem no grego (bari = peso), passando aos tempos atuais como significado direto de centro de massa, lugar coincidente com o centro de gravidade. Para cada elemento haverá um único baricentro. Em cada um dos três planos cartesianos onde um objeto possa ser representado haverá um único o centro geométrico.
A ação exercida pela gravidade da Terra sobre um corpo rígido pode ser representada por uma única força peso “P” aplicada em um ponto do corpo.
O centro de gravidade (CG ou G) é esse ponto de aplicação de P.
Quando existe eixo de simetria nas formas geométricas, o centróide ficará sobre esse eixo, e quando existem dois eixos de simetria o centróide se localizará na interseção desses eixos.
Momento estático
O momento estático é sempre calculado em relação a um eixo de referência. É o produto da área de uma figura pela distância do seu centro de gravidade até esse eixo de referência.
Por exemplo, para calcularmos o momento estático da figura abaixo, em relação ao eixo “x”, temos:
Momento de inércia