Sistemas Estaduais De Museus
4 - Sistemas Estaduais de Museus
Universidade Federal de Goiás
Goiânia, 2015
Ao longo dos anos, principalmente com a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SMB) em 2004, houve uma contribuição para a valorização, organização e desenvolvimento de diversas instituições museológicas espalhadas pelo país. A criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus contribuíram para o fortalecimento da diversificação cultural brasileira.
Essas ações governamentais contribuíram para a criação de diversos Sistemas Estaduais de Museus pelo país. Entre eles os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerias, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A maioria desses Sistemas foi implantada a partir do ano de 2008. Os estados do Amapá, Paraíba e Pernambuco estão passando pelo processo de implementação de seus sistemas.
Em 4 de dezembro de 2009, através do decreto nº 45.236 foi instituído o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), com a intenção de promover o intercâmbio e ações cooperadas dos museus e instituições com desenvolvimento de projetos museológicos.
O SEM-MG tem como objetivos a promoção de interação e articulação de museus e instituições que desenvolvem projetos museologicos; incentivação da disseminação de procedimentos técnico-científicos; estimulação do desenvolvimento de projetos, programas e ações educativas e culturais em museus; promoção e apoio sobre programas e projetos de incremento, intercâmbio e qualificação profissional; incentivo e promoção de criação e articulação de redes e sistemas municipais e regionais de museus, bem como o seu intercâmbio e integração com o SEMMG e o Sistema Brasileiro de Museus; contribuição para a manutenção e a constante atualização do cadastro dos museus situados no Estado; contribuição para a