Cultura e informação
Origem e breve histórico O Arquivo Público Mineiro (APM) foi criado em Ouro Preto em 1895 e é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. A casa que hoje abriga o APM integra o conjunto arquitetônico de Belo Horizonte e faz parte do circuito cultural da Praça da liberdade e foi construída em 1897 para servir de residência do secretário das finanças mas a partir de 1910 abandonou sua função residencial de origem para se tornar uma das repartições da prefeitura Municipal. Em 1938 a prefeitura deixou a casa que passou a ser ocupada pelo Arquivo Público Mineiro. O APM é uma superintendência da secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e sua finalidade é executar a gestão, o recolhimento , a guarda, a preservação e o acesso ao acervo arquivístico da administração pública Estadual e ao documentos privados de interesse público. São milhares de documentos de origem pública e privada que remontam aos períodos colonial, Imperial e parte do republicano. O APM possui, ainda, uma biblioteca especializada em história de Minas Gerais e arquivologia com um acervo de aproximadamente 10.500 títulos entre eles um conjunto de 2500 obras raras e preciosas.
Importância no nosso contexto sócio-cultural O acesso aos documentos sob custódia da APM é franqueada a todo e qualquer cidadão e a associação cultural do APM oferece serviços de reprodução do acervo através de processos micrográfico, fotografia e digital.A revista do APM e os cadernos técnicos podem ser adquiridos. O APM recebe visitas de grupos interessados em conhecer a instituição mediante prévio agendamento. O APM presta atendimento aos funcionários da administração pública e promove treinamentos e consultorias que visam assegurar o recolhimento dos documentos públicos.
Reflexão acerca do papel do profissional da informação nesta instituição O APM é de grande importância pois guarda a história, a identidade