SISTEMAS DIGITAIS lab2
Instituto Superior Técnico – Universidade Técnica de Lisboa LEFT/LEA
SISTEMAS DIGITAIS
2º Trabalho de Laboratório: Realização de uma Unidade de Subtracção
(Trabalho considerado para avaliação de conhecimentos)
Considerandos:
a) Cada grupo deve entregar, no início da aula, as respostas referentes à parte I do trabalho, o esquema da montagem e a lista de material a requisitar.
b) Cada grupo deve completar o relatório durante a aula com as conclusões sobre a montagem efectuada e os comentários que ache relevantes.
I. Concepção
Pretende projectar-se uma unidade de subtracção de um bit, isto é, que consiga fazer a subtracção Bit_i(A)-Bit_i(B), em que Bit_i(A) e Bit_i(B) são bits do mesmo peso de dois números binários distintos: A e B. De notar que é necessário ter em conta a existência ou não de um bit de transporte anterior, isto é, o circuito a projectar tem que ter 3 entradas binárias. Do mesmo modo o circuito deverá originar duas funções de saída, o bit de subtracção e o bit de transporte seguinte. Veja-se o exemplo seguinte, em que A é o número 8 em binário e B é o número 7 em binário:
Bit_3
Bit_2
Bit_1
Bit_0
A
1
0
0
0
B
0
1
1
1
A-B
0
0
0
1
Transporte
0
1
1
1
Por exemplo, na 2º coluna a contar da direita Bit_1(A) é “0”, Bit_1(B) é “1”, o transporte anterior é “1” (do “Transporte” proveniente da coluna 1), a função subtracção é “0” e a função transporte seguinte é “1” (este transporte “1” é utilizado depois na coluna à sua esquerda para outra subtracção).
1. Projecte estas duas funções utilizando um Multiplexer para uma delas e um Dscodificador para a outra. Os alunos devem, no início da aula, entregar a parte do relatório que contenha o material a requisitar e o esquema completo do circuito.
2. Calcule, para ambos os circuitos (subtracção e transporte) os tempos máximos de atraso entre as entradas e saídas, apontando o(s) percurso(s) em causa. Devem ser