RELAT RIO 7
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INSTRUMENTOS DE MEDIDA – MULTÍMETRO
BIANCA MARTINEZ RIBEIRO
NATHALIA RAMOS ISHIBASHI
VICTORIA PUJOL BONOTTO
CAMPO GRANDE - MS
2015
Sumário
2. Introdução 2
3. Objetivo 5
4. Material utilizado 5
5. Desenvolvimento Teórico 5
6. Procedimento e dados experimentais 5
7. Análise dos resultados 10
8. Conclusão 10
9. Referências 11
1. Introdução
O multímetro
O multímetro é um instrumento com múltiplas funções utilizado frequentemente nas bancadas de trabalho em eletrônica. Permite medir tensões e correntes alternadas e contínuas, resistências, capacitâncias, indutâncias, frequências, testar diodos e transistores e alguns modelos de multímetro, permitem até medidas de grandezas não elétricas como, por exemplo, a temperatura.
O multímetro como voltímetro
O multímetro pode ser utilizado como instrumento medidor de tensões elétricas (voltímetro). Para tanto, deverá ser preparado para a medida. É importante que se saiba previamente se a tensão é alternada (CA ou AC) ou contínua (CC ou DC) e também qual o máximo valor possível da tensão no circuito, para escolher a faixa correta de leitura do instrumento.
Nas medidas de tensão deve-se conectar o medidor em paralelo com o elemento no qual se deseja a medida. Como o instrumento deve ser sempre ligado em PARALELO, sua resistência interna tem valor elevado para que o instrumento não provoque alterações significativas na(s) corrente(s) do circuito.
O multímetro como amperímetro (ou miliamperímetro)
O multímetro pode ser utilizado como instrumento medidor de correntes elétricas quando é selecionado corretamente como amperímetro (ou miliamperímetro). Para tanto, deverá ser preparado para a medida. É importante que se saiba previamente se a tensão é alternada (CA ou AC) ou contínua (CC ou DC) e também qual o máximo valor possível da corrente no circuito, para escolher a faixa correta de leitura do instrumento. As