Sistemas de Workflow
Aluno: Ryniere dos Santos Silva
1. Objetivo
Um sistema de workflow é um sistema de software para a configuração, desempenho e monitoramento de uma sequência definida de tarefas, organizadas como fluxo de trabalho. Podemos definir Workflow como:
"Qualquer tarefa executada em série ou em paralelo por dois ou mais membros de um grupo de trabalho (workgroup) visando um objetivo comum".
Segundo a WfMC(Workflow Management Coalition) Workflow é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.
A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.
2. Características
Algumas das características de sistemas de Workflow:
Acompanhamento constantes das atividades do processo e um aumento de produtividade.
Flexibilidade e alta capacidade de se comunicar com outros sistemas.
3. Funcionalidades
Os sistemas de workflow disponíveis atualmente no mercado possuem um conjunto relativamente comum de funcionalidades. As principais são: Roteamento de trabalho: predefine a sequência nas quais as atividades serão executadas, podendo ser baseado em respostas e em regras. Invocação automática de aplicativos: o aplicativo adequado para a realização da tarefa pode ser invocado automaticamente através do próprio WfMS.
Distribuição dinâmica de trabalho: determinar qual participante irá executar a tarefa.
Priorização de trabalho: a maioria dos sistemas de workflow permite que a prioridade de uma instância seja alterada, em geral por um usuário administrador.
Acompanhamento do trabalho: capacidade de acompanhar