Sistemas de Produção
Para que as chapas adquiram o formato desejado, é necessário que elas passem por um processo de conformação mecânica que visa dar-lhes forma final. Este processo chama-se de estampagem. É um processo de conformação mecânica, geralmente realizada a frio, que engloba um conjunto de operações, onde a chapa plana adquire uma nova forma geométrica, plana ou oca. Vantagens: alta produção, baixo custo para confecção de cada peça, acabamento mais refinado, peças com maior resistência, uniformidade da produção.
2. O que é estampo? Cite 4 dos componentes principais.
Os estampos compõem-se de um conjunto de peças ou placas que, associado a prensas ou balancins, executa operações de corte e de dobra para produção de peças em série. Punção, prensa chapa ou sujeitador, matriz e suporte da matriz.
3. Descreva o conceito da operação de forjamento e cite suas principais vantagens?
Processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamento ou prensagem. Vantagens: Aumento da força dúctil, alta temperatura ajuda na remoção de substâncias homogêneas devido à difusão aumentada, redução no tamanho do poro.
4. Descreva as etapas do forjamento a quente.
Pode ser por martelamento aonde a massa cai livremente ou é impulsionada de uma altura entre 1 e 3,5m. Já por prensagem utilizam-se prensas hidráulicas ou mecânicas que submetem a liga a forças compressivas aplicadas com velocidade lenta.
5. Descreva as etapas do forjamento no uso de matrizes fechadas? O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo assim obter-se peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre. Exemplo: biela – realiza-se o desbate e a expansão para depois passar pelo processo de forjamento