Formação de biofilmes em aço inoxidável
a. Cite os principais problemas relacionados a formação de biofilmes em superfícies não higienizadas.
b. Quais seriam as formas mais eficientes de se impedir a formação de biofilmes em superfícies?
c. Quais são as fontes de contaminação de Staphylococcus aureus na cadeia de produção do leite? RESPOSTAS:
a. Uma vez constituídos, os biofilmes atuam como fontes de contaminação constante, visto que, liberam constantemente microrganismos patogênicos ou deteriorantes no meio. Os microrganismos quando presentes em um biofilme possuem resistência muito maior aos agentes empregados nos procedimentos de higienização do que quando encontrados na forma de células planctônicas, tal resistência deve-se a matriz de polímeros extracelulares (exopolissacarídeos - EPS).
b. A adoção de adequados procedimentos de higienização industrial com a remoção dos resíduos seguida das etapas de sanitização constituem a principal forma de prevenção à formação de biofilmes, além disso, a obtenção higiênica do leite e adoção de boas práticas de processamento de alimentos são imprescindíveis na obtenção de produtos inócuos.
c. O Staphylococcus aureus pode entrar na cadeia de produção do leite através da matéria-prima, visto que é um dos agentes causadores da mastite bovina, outra fonte de contaminação por este microrganismo são os manipuladores, que podem ser reservatórios naturais da bactéria. André et al.(2008), em suas pesquisas sobre a prevalência de S. aureus em uma unidade de produção de leite e derivados em Goiás, Brasil, detectaram que 75% de colaboradores, de um total de 140, apresentavam este microrganismo em suas mãos.