Sistemas de Produção
Segundo Slack (2009) existem três funções centrais em uma organização:
Função de desenvolvimento de produto ou serviço
Função produção
Função marketing
As funções centrais não são as mais importantes nem as únicas existentes dentro da organização, são funções fundamentais para o funcionamento desta. A função produção segundo SLACK (2009) é responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços. A função produção tem grande importância pois é fundamental no desenvolvimento do produto, é apenas com a aprovação desta de que os padrões do projeto do novo produtos podem ser atendidos pela produção, os seja, sem o papel dela não há desenvolvimento de novos produtos.
A organização apenas consegue atingir um bom nível de desempenho quando as funções são integradas e sempre pensam de forma unidirecional.
1.2 Processo de transformação:
De acordo com Slack(2009), processos de produção têm como finalidade transformar os recursos de entrada em produtos ou serviços prontos, todos feitos por meio de um processo de transformação onde os inputs (recursos de entrada) são transformados em outputs (produtos ou serviços). Esse processo é caracterizado pelo modelo input-transformação-output.
Muitos processos produtivos utilizam o modelo de transformação. Entretanto, em operações diferentes como por exemplo, um hospital e uma fabricante de automóveis, as operações que as caracterizam são extremamente diferentes. Nessas operações, apesar de ambas possuírem alguns outputs em comum, como funcionários e instalações, o processo de transformação presente em cada uma delas são diferentes. Em um hospital, temos como output um serviço, já em uma fabricante de automóveis o output é um produto, no caso, o carro pronto. Isso mostra que apesar do modelo input-transformação-output ser usado em diversos tipos de produção, as diferenças entre elas podem ser extremamente grandes.
Os inputs de