Sistemas de Processamento de transação
Sistemas de processamentos de transação
Jahu, 20 de março de 2014
Sumário
Sistema de Processamento de Transação (TPS OU SPT)
Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de auxílio, em nível operacional, às atividades do dia a dia da empresa. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento dos funcionários, entre outros objetivos. O STP é o mais antigo tipo de sistema de informação. Normalmente esses tipos de sistemas são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.
Características de um Sistema de Processamento de Transação
Cada transação do SPT requer:
Entrada e alimentação de dados
Processamento e armazenamento
Geração de documentos e relatórios
Sistema de suporte à decisão
Sistemas de suporte à decisão é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Dar suporte à decisão significa dar apoio nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha. O termo sistema de suporte à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores definem o SAD de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de