requirimento
Quinto do mundo em extensão, com 8,5 milhões de km2, situado em uma larga faixa da América do Sul, com quatro fusos horários e pouco mais de 183 milhões de habitantes. O país em questão abriga uma grande diversidade natural e sociocultural. O português é a língua predominante, mas ali também se fala cerca de 180 línguas nativas, abrigando um verdadeiro "caldeirão" étnico-cultural, a partir da presença de povos indígenas, da chegada de colonizadores portugueses e de negros africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. A eles se somaram inúmeros grupos de imigrantes de outras partes do planeta.
Estamos falando, é claro, do Brasil, o país em que vivemos. Ao examinar num mapa político a magnitude e proeminência do território nacional, os alunos podem se perguntar como tal extensão se constituiu ao longo do tempo. Podem indagar também por que até os dias de hoje o gigantismo do seu território, com suas riquezas e potencial econômico-social, ainda não se traduziram em benefícios e bem-estar social para o conjunto de sua população.
O Brasil é um país de grande importância mundial, seu caráter pacifista o destaca no cenário internacional, além de ter um desenvolvimento extraordinariamente crescente que envolve países de todos os continentes. Por ser uma federação, cada estado têm sua própria autonomia, e o principal objetivo do Brasil é criar uma cooperação maior entre os países da América Latina, para amenizar a crise global. De uma maneira geral, o Brasil tem um importante papel na Diplomacia Internacional, evitando sanções e assinando acordos de paz e cooperação. Hoje em dia vivemos em um sistema unimultipolar hibrido (cuja estrutura é definida pela distribuição do poder e no qual prevalece a “anarquia”) segundo Joseph Nye, e o Estado Brasileiro apenas busca parceiros no mundo todo para compartilhar espaços de solidariedade e estabilidade.