Analise de um sistema de locadora
1. Introdução
a. Propósito Este documento apresenta a especificação de requisitos para um sistema de informação de vídeo locadora automatizada. Esses requisitos representam o entendimento do sistema, obtido através de entrevista com o cliente. Esse documento tem o objetivo de servir de guia durante a implantação do projeto, além de demonstrar para o cliente que o analista entendeu corretamente os requisitos do sistema.
b. Organização do Documento Esse documento contém principalmente os requisitos necessários para automatizar as operações de empréstimo e respectivos relatórios. Descreve ainda as entidades externas ao sistema, que deverão interagir com o sistema de informação de vídeo automatizado. O restante desse documento é dividido em duas seções: a sessão 2 contém uma visão geral e informal do sistema, já a seção 3 apresenta os requisitos funcionais e não funcionais (de desempenho) do sistema.
2. Descrição Geral
Os clientes selecionam no mínimo um vídeo para alugar. O número máximo de vídeos que um cliente pode alugar, por vez, é quinze (15). Cada cliente pode ter no máximo cinco (5) dependentes. Cada cliente ao se cadastrar, recebe um número que o identifica univocamente. É feita a entrada desse número no sistema para que seus dados sejam recuperados e a ordem de empréstimo seja criada. Feito isso, os IDs dos vídeos a serem locados são lidos através do sensor infravermelho e a informação do vídeo do inventário é mostrada. O arquivo da locadora é atualizado. Confirmado a locação, o próprio sistema calcula o total, ficando a critério do cliente decidir se vai efetuar o pagamento na hora da locação ou da devolução. A seguir, o formulário de aluguel é criado, impresso e armazenado. O cliente assina o formulário, retira os vídeos e sai. Para devolver um vídeo, o ID (lido novamente através do