Sistemas de Marketing
Qualitative Research Versus Quantitative Research:
Is That Really the Question?
Ao considerarmos como objeto de estudo a variabilidade do comportamento e dos estudos subjetivos atribui essa variabilidade sobre três aproximações, são elas: a)observar o comportamento que ocorre naturalmente no âmbito real; b)criar situações artificiais e observar o comportamento diante das tarefas definidas para essas situações; c)perguntar às pessoas sobre o seu comportamento, o que fazem e fizeram sobre os seus estados subjetivos, o que, por exemplo, pensam e pensaram. A primeira vertente, observação, inclui registros de comportamento e estados subjetivos, como documentos, diários, filmes, gravações, que constituem manifestações humanas observáveis.
Diferenciações entre a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa Quantitativa
Para organizar as diferenças e similaridades, consideramos: a)características da pesquisa qualitativa; b) postura do pesquisador; c)estratégias de coletas de dados; d)estudo de caso; e)papel do sujeito; f)aplicabilidade e uso dos resultados da pesquisa.
Características da pesquisa qualitativa
Chegamos a cinco grupos de atributos da pesquisa qualitativa: a)características gerais; b)coleta de dados; c)objeto de estudo; d)interpretação dos resultados; e)generalização.
Características gerais
Uma característica geral é a construção da realidade, a descoberta e a construção de teorias são objetos de estudo desta abordagem. E apesar da crescente importância de material visual, a pesquisa qualitativa é uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que nas diferentes técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente.
Coleta de dados
O estudo de caso é considerado como ponto de partida ou elemento essencial na pesquisa qualitativa. Os passos da pesquisa precisam ser explicitados, ser documentados e seguir regras fundamentadas. A pesquisa qualitativa é caracterizada por