Sistemas de Marketing
O artigo Tecnologia da informação e marketing: como obter clientes e mercados (Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 21-32) inicia trazendo observações e informações sobre a utilização da informação dentro das organizações.
Por meio de diversos conceitos de vários autores, pode-se perceber que o sistema de informação e marketing vem sendo muito enfatizado e recebe cada vez mais recursos e atenção, além de crescer rapidamente em vários setores das organizações, o sistema de informação e marketing contribui para a redução dos custos e agilidade no processamento das informações e também dentro das empresas no relacionamento com o ambiente externo e com os clientes, como uma vantagem perante os demais concorrentes.
Porém, é muito importante levar em consideração a quantidade e a qualidade das informações geradas por esses sistemas de informação, evitando que as informações fiquem dispersas dentro da empresa ou que informações importantes cheguem tarde aos interessados e o pior de que essas informações possam não serem confiáveis.
O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações que tem um determinado objetivo dentro de um contexto. O autor do artigo traz vários exemplos de empresas que implantaram um sistema de organizações em rede, aumentando consideravelmente as parcerias, gerenciando recursos e melhorando o relacionamento com o cliente através do uso da tecnologia cada vez mais avançada.
Hoje em dia, é possível consultar valores, efetuar pagamentos, obter informações de contas em bancos, tudo pelo celular ou internet. Para se destacar no mercado contemporâneo e extremamente competitivo, é necessário estar atualizado e disposto a enfrentar mudanças, e sempre buscar ter um diferencial frente aos concorrentes. Assim, fazendo com que o profissional de marketing seja mais desafiado a inovar