Sistemas de informações gerenciais
1) ERP (Enterprise Resource Planning)
Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.
Vejo o ERP como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam .
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP
2) CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é util para empresa, pois presta os serviços:
• Identificar o perfil dos clientes
• Oferecer os produtos adequados de acordo com a expectativa de cada cliente
• Dar tratamento diferenciado e oferecer serviços diferenciados aos melhores clientes
• Manter clientes bons (fidelizar) e eliminar os que não oferecem retorno satisfatório
Vejo o CRM como um sistema informatizado para Gerenciar o Relacionamento com os Clientes, onde o Banco de Dados é o recurso computacional de maior importância para armazenar e obter as informações.
Fonte: http://www.alexcoletta.eng.br/2008/crm-customer-relationship-management/
3) BI (Business Intelligence)
A importância do BI no planejamento estratégico começa a ser sentida a partir do momento em que a pequena e média empresa adota uma postura de trabalho mais voltada à gestão da informação e que entende que, somente com a informação íntegra e confiável, é possível criar estratégias que atendam melhor seus clientes e