Sistemas de informações gerenciais
O sistema de informações gerenciais se desenvolve através de algumas funções básicas que são necessárias no procedimento gerencial, sendo eles: a organização, o planejamento a liderança e o controle, ferramentas importantíssimas para os administradores.
Ao administrar uma empresa é necessário que o sistema de informações, esteja interligado ao operacional, pois corresponde ao suprimento das necessidades funcionais da empresa. Como, por exemplo, podem-se citar algumas funções que o sistema operacional executa: os sistemas de informações de controle de estoque, banco de dados de estrutura de produtos de processo de produção, de planejamento e controle da produção, entre outros.
Pode-se dizer que essas informações facilitam a tomada de decisões que deve ser planejada, dirigida e controlada a partir do operacional. Para que se tenha uma execução eficaz é de grande importância obter informações focadas no passado e presente, para que propicie um futuro satisfatório com resultados positivos, pois essas informações formalizaram dento e fora da organização.
No sistema de informação gerencial a palavra “formal” não nega a importância da rede informal de comunicações no controle da organização. Às vezes os administradores detectam problemas antes mesmo de aparecerem nos relatórios formais, porque já surgiram boatos. Por isso, é preciso manter canais eficazes de comunicação informal e validar a utilidade da SIG.
As organizações sempre apresentaram um sistema de informação gerencial, no passado esses sistemas eram muitos informais em sua montagem e utilização, somente com o surgimento dos computadores e sua capacidade de processar e condensar quantidade de dados, o projeto do sistema de informação gerencial tornou-se um processo formal.
A tentativa de usar os computadores levou a identificação e ao estudo dos sistemas de informação e ao planejamento, à implementação e à revisão de novos sistemas.
PED: Quando computadores começaram a