Sistemas de Informação e apoio a Decisão
Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Anápolis, GO – Brasil
{ h_umberto_15@hotmail.com, vinialves08@hotmail.com}
1. Sistemas de Informação e apoio a decisão: Conceitos Gerais
Para Sprague e Carlson (1982), SAD(Sistemas de Apoio a Decisão) são “sistemas computacionais interativos que auxiliam os tomadores de decisão utilizarem dados e modelos solucionados de problemas não-estruturados”.
Decisões acertadas atualmente são bem vindas no meio corporativo, empresas podem se beneficiar destas decisões tendo assim como resultado maiores lucros, agilidade em processos e melhores formas de resolver problemas.
Em grandes multinacionais, grandes quantidades de dados compõem a grande “teia” de etapas ou processos de produção. Alterações nessas etapas eventualmente são necessárias, sistemas de apoio auxiliaram a empresa General Mills, nos Estados Unidos a diminuir esforços e tempo na correção de substituição de algum ingrediente em sua produção, por exemplo. 2. A tomada de decisão e a resolução de problemas
Eventuais problemas tendem a seguir o cotidiano de empresas, estatais e demais organizações. Escolher o melhor momento para se encomendar pares de sapatos em uma empresa de calçados ou até mesmo a quantidade necessária para o momento, de certa forma onde haja a obtenção de lucro em tal transação. Ou também, utilização de melhores rotas por parte de uma transportadora afim de conter gastos com combustível.
2.1 Etapas de uma resolução de problemas
A resolução é uma atividade importante para qualquer organização de negócios. Algumas etapas são necessárias para o sucesso no processo de resolução de problemas, são elas: Informação (levantamento de dados e problemas), Projeto (estratégias e alternativas de solução do problema), Escolha (requer selecionar um projeto de ação), Implantação (solução é colocada em prática), Monitoramento (momento