SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICO
1 INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2 gráfico de informações para tomada de decisões 11
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância. Nasceu em 1901 e morreu em junho de 1972. Deixou mais de trezentos trabalhos publicados. Seus principais legados são: o “conceito organísmico”, a e “concepção do organismo como um sistema aberto” a construção da “Teoria Geral dos Sistemas” (ROSINI, 2003).
“O conceito de sistema é: “um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum. Assim, segundo a Teoria Geral dos Sistemas, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.” (ROSINI, 2003).
Em síntese, o sistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações internas.
Todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsistemas. Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum ajudando o sistema a atingir o seu objetivo maior.
Todo sistema apresenta as entradas de dados (inputs), processamento e saída das informações (output) e retroalimentação (feedback). Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema possui um processo de evolução composto de criação, evolução e decadência.
A empresa deve ser vista como um sistema. Ela é composta de diversos elementos – dados, tecnologia, pessoas, equipamentos, máquinas, clientes, funcionários – que, interagindo entre si, procuram atingir objetivos comuns (lucro financeiro, bem-estar social, liderança no mercado, qualidade dos produtos). Ainda, existe uma interação entre as partes, de