Sistemas de informação nas organizações
Ou seja, as despesas com sistemas de informação devem gerar benefícios que sejam percebidos pelos clientes ou em alternativa devem reduzir o custo dos produtos e serviços prestados.
Dando o exemplo de um Sistema de informação que unicamente armazena dados, é fácil perceber que este se torna isolado e puco útil á organização. A informação armazenada por uma organização deve ser utilizada de modo a fornecer aos clientes melhores serviços e produtos, exemplo disto seria, produtos mais baratos e/ou menor prazo de entrega.
Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações
Hoje em dia verifica-se facilmente a constante aparição de novos produtos tecnológicos. Este movimento exerce nas organizações um sentido de agilidade muito apurada no sentido de se adaptarem a essas evoluções. Uma estratégia interessante hoje, amanhã poderá estar completamente desatualizada.
A tecnologia está a permitir ás organizações passar quase instantaneamente da fase da conceção do produto á fabricação e distribuição oferecendo-lhes assim uma maior flexibilidade na forma de competir.
Outra alteração muito importante na indústria que de certa forma está relacionada com as tecnologias, especificamente relaciona-se com o decréscimo da produção em série para o incremento da produção de produtos de acordo com as necessidades do mercado.
Desta forma podemos dizer que o cliente será soberano e ditará as leis do mercado, ao mesmo tempo as empresas globalizam os seus mercados e reduzem a sua dimensão.
Os Sistemas de informação, para além d produzirem informação para o apoio á tomada de decisão e ao controlo organizacional, têm também como fim