Sistema de informação contabil nas organizações
Os sistemas de informação estão diretamente ligados ao processo de gestão, pois a parti deles que se tem o suporte informacional para todos os setores da organização, levando em consideração todos os processos de gestão.
O sistema de Informatização produz dados importantes para que os gestores tenham uma visão aprofundada e, se necessário, analítica do cenário da empresa, possibilitando o acerto ou a continuação do mesmo com uma base solida.
Por tradição, nas organizações, a utilização dos sistemas incompatíveis se proliferou, os quais armazenavam dados vitais, sem mecanismos de busca e acesso a tais dados ou transferência entre sistemas. Mas, a proliferação do uso dos Sistemas de Informatização levou à fragmentação das informações e, os principais problemas dessa fragmentação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema, ou seja a duplicação de informações por consequência de uma constante troca de sistemas ultrapassados.
Necessidade da informação
Para a informação ter validade, precisa ser útil e ser desejada. Por isso a informação precisa ser produzida para quem a necessite e não para quem a produz, e esta deve ser exata, precisa, gerada em tempo hábil para seu processo e utilização.
Objetivando cuidar dos problemas internos e externos do ambiente que estão inseridas, as empresas precisam de constante preparação. Para isto buscam suporte na solução desses problemas no desenvolvimento de sistemas de informações que garante a gestão um controle seguro para a empresa.
Nesse contexto, afirmam Laudon e Laudin (1999), que “a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente”.
O objetivo do Sistema de Informação nas organizações é dar suporte à resolução de problemas organizacionais internos, bem como subsídios aos gestores