A importância dos sistemas de informação nas organizações
GESTÃO DE EMPRESAS
Disponibilizar novos produtos com base nas necessidades e desejos de um cliente específico, ter em mãos as informações necessárias para traçar metas de vendas alinhadas com a produção, efetuar a compra de matéria-prima, fechar uma venda para o exterior através da Internet e verificar o retorno financeiro de cada setor da empresa. Esses são desafios gerenciais que os administradores encontram diariamente em suas organizações.
A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação (TI) (PARSONS, 1983; PASCOT, 1997; MARKUS; BENJAMIN, 1997 apud REZENDE,2002).
Lucas (apud ALBERTIN, 2002) informa que Sistema de Informação
(SI) é o conjunto de procedimentos organizados que, quando executados, provêem informação para suportar a tomada de decisão e o controle numa organização.
Podemos dizer com isso que os sistemas de informações são uma parte da Tecnologia da Informação.
Nos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa), CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relação com o Cliente) e nos conceitos de SCM (SupplyChain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), BI (Business Inteligence ou Inteligência de Negócios) e o termo mais atual E-Business ou Negócios Eletrônicos.
A necessidade de obter informações faz com que as organizações preocupem-se em absorver dados das mais diversas maneiras e fontes. O grande problema é que, muitas vezes, isto acontece sem a preocupação com a coerência dos dados, o que pode ocasionar significativos problemas para as futuras análises.
Optar pela alternativa errada pode ser catastrófico para uma organização,devido a isso é necessário que a empresa planeje suas ações antecipadamente.
Rezende (2003) afirma que “o