A importância do sistema de informação gerencial nas organizações
ANDRÉIA SILVA MENEZES
CELSO HENRIQUE MEIRA LOBO
RHAÍSSA CAMPOS DE MIRANDA REIS
A Importância do Sistema de Informação Gerencial nas Organizações
Goiânia – GO
2012
ANDRÉIA SILVA MENEZES
CELSO HENRIQUE MEIRA LOBO
RHAÍSSA CAMPOS DE MIRANDA REIS
A Importância do Sistema de Informação Gerencial nas Organizações
Capítulo 1 do TCC apresentado à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração.
Orientador (a): Karina Miranda Machado Borges Cunha
Goiânia – GO
2012
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Após a Revolução Industrial e o avanço tecnológico, as organizações evoluíram o seu modo de guardar dados e informações, que eram antes manuais e atualmente informatizados por meio de sistemas de informações gerenciais, facilitando assim o acesso e o manuseio desses dados.
Segundo Biller (1991, p.43) “podemos conceituar Sistema preliminarmente como o conjunto de elementos, ligados entre si, por interação e/ou por interdependência, para atingir objetivos comuns”. Já Oliveira (2008, p.7) conceitua que “sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função".
O autor também ressalta que:
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação e que informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. (Ibid., p. 22).
Sabendo, portanto, que as informações ajudam nas tomadas de decisões, logo os sistemas de informações gerenciais tornou-se uma ferramenta essencial. Para