A importância do sistema de informação contábil (sic) para as organizações
A importância do Sistema de Informação Contábil (SIC) para as Organizações
Objetivo
As organizações são consideradas sistemas abertos, os quais se caracterizam pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis. De modo que, recursos capturados no meio externo são introduzidos no sistema (inputs) e processados, resultando em produtos e serviços (outputs) fornecidos ao ambiente externo.
Os sistemas de informações representam na atualidade uma das principais ferramentas de que, os desses sistemas decorrem do aumento no volume de dados e informações que permeiam a organização moderna, tornando o ato de administrar bastante complexo. Com efeito, não é mais possível gerenciar eficientemente uma organização sem o apoio da tecnologia da informação, em particular, dos sistemas de informação computadorizados. Gestores dispõem para auxiliá-los nos processos de gestão e decisão.
Justificativa
Para uma adequada compreensão do que se entende por sistema de informação, é recomendável uma breve discussão do significado conceitual da informação. Laudon e Laudon (2004) consideram que informação é o conjunto de dados significativos e úteis aos seres humanos em processos como o de tomada de decisões. Por sua vez, Oliveira (1998, p.36) define informação como sendo “o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão na forma otimizada”.
Introdução
A partir desses conceitos, tem-se que sistema de informação corresponde a um “conjunto de elementos que funcionam juntos para processar entradas (dados) e produzir e distribuir dados e informações de saída” (STAIR, 1998, p.427). Assim, esses elementos inter-relacionados coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam os dados e as informações (saída), como também fornecem um mecanismo de feedback