Sistemas de informação: modelo do cone invertido
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DE PRIMAVERA DO LESTE
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Wilhamar de Castro Santos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Modelo do cone invertido
Primavera do Leste
2012
PROBLEMAS NA ORGANIZAÇÃO
Os problemas empresariais são complexos por sua característica de inter-relação com vários ambientes. Desta forma, não pode ser resolvido pela solução mais visível. É necessário um estudo profundo para resolvê-los corretamente.
Resolução de problemas empresariais: A melhor abordagem é o desmembramento da empresa em 3 perspectivas (MRC): Perspectiva de pessoas; Perspectiva organizacional; Perspectiva de tecnologia. Não basta também apenas dividi-la nestes elementos, é necessário verificar seus relacionamentos.
Resolução de problemas empresariais: A aplicação das tecnologias é vantajosa para buscar a melhor e a mais rápida solução definitiva do problema. A falta de critério para resolver problema na empresa pode levar a sua camuflagem. Um problema camuflado pode voltar amplificado.
Critério para resolução de problemas: Admitir que o problema existe; Definir o que ele é; Definir quais são as suas prováveis causas; Definir o que pode ser feito para solucioná- lo. Definir quais recursos serão utilizados na resolução.
Resolução de problemas: Soluções prontas são mais fáceis? Soluções outras pessoas são melhores? O chefe sempre está certo quando sugere uma solução? Desenvolver um estudo demanda muito tempo?
MODELO DO CONE INVERTIDO (MCI)
Metodologia de resolução de problemas que auxilia na redução de um conjunto muito grande de alternativas existentes. Possui 2 fases principais: Análise do problema e Projeto da solução.
Análise do Problema
Projeto da Solução
Definir e analisar o problema Investigar e compreender o problema
Selecionar a melhor opção Projetar a solução Implementar a solução
Etapa 1:
Análise do problema: Estima a correta