Conhecimento artistico
Embora pareça um assunto datado, é recente a valorização da criatividade e da imaginação como elementos constitutivos do conhecimento. A arte, no entanto, não reflete uma forma de conhecimento que se encerra em si, pois a partir dela é possível alcançar novas formas de experiência humana. Gian Danton
Durante muitos anos, a visão positivista do conhecimento colocou a ciência no topo de uma pirâmide. Abaixo dela, vinham conhecimentos tidos como inferiores, como a filosofia, a religião o popular e etc.... Atualmente, filósofos e cientistas começam a concordar que existem outras forma de explicar o mundo tão importantes quanto a ciência. Uma dessas formas, ainda um tanto desvalorizada, é a arte. Acredita que a arte é um elemento essencial para analisar a condição humana.
Ela trata das questões inconscientes. Através da arte é possível perceber as verdades que permanecem ocultas para a ciência.
A arte de determinados períodos tem sido usada nos dias de hoje, por sociólogos e antropólogos, para compreender como funcionava a sociedade naquela época.
Através da arte podemos expressar as emoções, conhecimento e sentimentos, mudanças políticas e culturais, novas ideias, podendo também ser usada como uma forma de protesto. O choque visual é a primeira sensação causada pela arte.
Temos como exemplo Charlie Chaplin: Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego.
Acredito que a arte concluída passa ser de domínio publico e ultrapassa o seu criador, independe de seu temperamento ou atitudes