Relatório de vidrarias e técnicas de aquecimento
Almofariz
Balão Volumétrico
Bequer
Bureta
Cadinho
Cápsula de porcelana
Condensador Espiral
Condensador Liso
Condensador de Bolas
Dessecador
Erlenmeyer
Funil de Buchner
Funil de Separação
Funil Simples
Kitassato
Pipeta Graduada
Pipeta de Pasteur
Pipeta Volumétrica
Placa de Petri
Proveta
Termômetro
Tubos de Ensaio
Vidro de Relógio
UTILIDADES
Almofariz:
Utilizado nos processos de pulverização, trituração e mistura. Podem ser de ferro, bronze, mármore ou porcelana.
A contusão e a trituração dos sólidos são obtidas pelo atrito com o PILÃO ou PISTILO, instrumento que acompanha o almofariz, cuja extremidade ou cabeça, apresenta forma convexa mais aplanada de modo a permitir boa superfície de contato com o fundo deste.
Balão Volumétrico:
É um recipiente utilizado para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta. É um frasco com formato semelhante a uma pêra, mas com um longo pescoço cilíndrico e um maior fundo plano. O pescoço é marcado com uma linha (traço de aferição), para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo. Um balão volumétrico, assim como todo material de medição exata, jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá distorcer o vidro e mudar o volume calibrado.
Bequer: Utilizado para dissolução ou preparação de soluções à quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria. Não deve ser empregado para medidas de volumes, pois a sua medida é muito imprecisa.
Bureta:
É um tipo de vidraria utilizada em laboratórios, disposta na vertical, sustentada por um suporte universal com garras. Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica além de ser de grande exatidão no sentido de