Sistemas de domínio
ARQUITETURA DE REDES
SISTEMAS DE DOMÍNIO, CORREIO ELETRÔNICO, WWW E REDES MULTIMÍDIAS
Introdução
A Camada de Aplicação é a camada mais próxima das aplicações do usuário, nela existe a necessidade de protocolos de suporte, a fim de permitir que as aplicações funcionem.
Podemos dizer que há três tipos gerais de questões relacionadas a esta camada: o paradigma Cliente – Servidor, endereçamento e tipos de serviços.
As duas primeiras se resumem basicamente quando o cliente faz uma requisição que é transmitida ao servidor através do protocolo HTTP. Para que este serviço seja feito é necessário o endereço do servidor como endereço de destino, assim como seu próprio endereço como endereço de origem. O servidor recebe a requisição e a responde através do mesmo protocolo. Já os tipos de serviços são as aplicações disponíveis como o correio eletrônico, que permite que o usuário envie mensagens para outros usuários. O World Wide Web que é a parte multimídia da Internet possibilita a exibição de páginas de hipertexto, ou seja, documentos que podem conter todo o tipo de informação, sua invenção revolucionou o mundo, trazendo mais usuários comuns para a Internet. E as redes multimídias, que na forma de áudio e vídeo atrai a atenção dos usuários com seus novos conceitos.
DNS (Sistema de nomes de domínio)
O sistema apelidado de Domain Name System (DNS) foi criado em Novembro de 1983 por Paul Mockapetris (RFC 882 e RFC 883), e seguidamente revisto em 1987 no RFCs 1034 e 1035. O DNS foi objeto de numeroso RFCs - conjunto de documentos de referência junto da Comunidade Internet e que descrevem, especificam, ajudam a aplicação, estandardizam e debatem a maioria das normas, padrões, de tecnologias e protocolos ligados à Internet e às redes em geral.
Este sistema propõe: * Um espaço de nomes hierárquico que permite garantir a unicidade de um nome numa estrutura arborescente, como os