Sistemas de amortização
Introdução à amortização
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que
Juros são sempre calculados sobre o saldo devedor!
Os principais sistemas de amortização são:
1. Sistema de Pagamento único:
Um único pagamento no final. O devedor paga o Montante=Capital + Juros compostos da dívida em um único pagamento ao final de n períodos. O Montante pode ser calculado pela fórmula:
M = C (1+i)n
Uso comum: Letras de câmbio, Títulos descontados em bancos, Certificados a prazo fixo com renda final.
2. Sistema de Pagamentos variáveis:
Vários pagamentos diferenciados. O devedor paga o periodicamente valores variáveis de acordo com a sua condição e de acordo com a combinação realizada inicialmente, sendo que os juros do Saldo devedor são pagos sempre ao final de cada período.
Uso comum: Cartões de crédito.
3. Sistema Americano:
Pagamento no final com juros calculados período a período. O devedor paga o Principal em um único pagamento no final e no final de cada período, realiza o pagamento dos juros do Saldo devedor do período.
4. Sistema de Amortização Constante (SAC):
A amortização da dívida é constante e igual em cada período. Os juros são calculados sobre o saldo devedor. Sendo assim as prestações são decrescentes ao longo do tempo.
5. Sistema Price ou Francês (PRICE):
Os pagamentos (prestações) são iguais.
Uso comum: Financiamentos em geral de bens de consumo.
6. Sistema de Amortização Misto (SAM):
Neste sistema, a prestação é igual a média aritmética das respectivas prestações nos sistemas FRANCÊS ou PRICE E SAC, calculados nas mesmas condições. Sendo assim., se considerarmos como sendo:
Rt (SAC) = o valor da prestação em uma data t de um certo financiamento pelo SAC
Rt