Sistemas Barreiras
Sistemas Barreiras
O termo barreira é usado para descrever uma série de formas deposicionais emergentes, separadas da costa continental por uma lagoa, baía ou pântano. As barreiras têm uma plataforma ou base subaquosa sobre a qual são construídas, e uma componente subaérea. A plataforma é construída alongshore e offshore por processos litorâneos e por sedimentos sobrelavados (washover) na barreira por ondas de tempestade. O componente subaéreo da barreira consiste da praia e do pós-praia, dunas, e uma variedade de sedimentos de tempestades, transportados pelo vento do mar e da lagoa.
Durante tempestades, fortes ondulações podem romper barreiras ou dunas, formando leques de sobrelavagem em direção a terra e ocasionalmente a formação de um inlet ligando a lagoa ou baía ao oceano. Erosão e sedimentação no inlet e ao redor dele levam a migração, preenchimento ou fechamento dele. Tipos de Barreiras e Morfologia
Definição e Classificação Morfológica
Barreiras são compostas de areia ou cascalho, ou uma mistura, e quantidades substanciais de sedimentos finos podem se acumular nos pântanos e na lagoa atrás da barreira.
Barreiras arenosas podem se construir acima do limite de ação das ondas através do transporte de areia pelo vento e o desenvolvimento de sistemas de dunas. Entretanto, barreiras de cascalhos apenas podem ser construídas no limite de ação das ondas durante tempestades e são sempre sujeitas a serem ultrapassadas, a não ser que tenha havido uma queda no nível do mar.
São particularmente bem desenvolvidas em locais de micromaré, assim como em grandes lagos.
Em geral, existe uma tendência estabilizadora da barreira de aumentar de ilhas barreiras com dois finais livres para um esporão (spit) com uma extremidade livre, para barreiras com ambas as extremidades ligadas.
Sem extremidades livres
Inclui tômbolos e uma variedade de barreiras construídas de uma costa à outra através de baías e estuários. Tômbolos são formados pela difração e refração