Administra o cientifica
Antecedentes Históricos
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense.Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite.
É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Elaborou os primeiros estudos essenciais:
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados,acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente,de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Embora a Administração Científica iniciada por Taylor tivesse uma preocupação muito mais filosófica, onde exige um esforço maior de mente, tanto da direção como dos operários, os seus seguidores tinham uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.
Principais Pensadores e Colaboradores
Frank Gilbreth foi um engenheiro americano que acompanhou Taylor em seu interesse pelo esforço humano como meio de aumentar a produtividade. Introduziu o estudo dos tempos e movimentos dos operários como técnica administrativa básica para racionalização do trabalho. Com este estudo, concluiu que todo trabalho manual pode ser reduzido a movimentos elementares, que permitem decompor e analisar qualquer tarefa.
Uns dos movimentos elementares de Gilbreth: utilizar, planejar, escolher.
Harrington Emerson (1853-1931) foi um engenheiro que simplificou os métodos de Trabalho e desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados. Preconizou os princípios do rendimento:
1. Traçar um plano bem definido, de acordo