Sistemas as400
Tecnologias Informáticas
09
“Sistemas de grande porte”
“As400”
Diogo Calado 12ºB Nº3
Índice:
Índice: 2 Introdução: 3 Sistemas de Grande Porte 4 Evolução e Definição 4 Onde são Aplicados 5 Características 6 Exemplos de Sistemas 6 Sistema AS/400 7 Características 8 Organização 9 Mais especificações 9 Objectos 10 Livrarias ou Bibliotecas 11 Linguagens do Sistema 12 Conclusão 13 Bibliografia 14
Introdução:
No âmbito da disciplina Tecnologias Informáticas do Curso Tecnológico de Informática, foi proposto a elaboração de um trabalho que tinha como objectivo dar a conhecer os sistemas de grande porte (ultimo capitulo do manual adoptado pela escola).
Com este trabalho pretende-se dar a conhecer aos leitores todas as vantagens dos sistemas de grande porte bem como as arquitecturas de computadores que os suportam, mais propriamente o sistema As400 da ibm.
Espera-se que sejam cumpridos todos os objectivos que foram impostos para a elaboração do trabalho, fazendo com que o trabalho se torne útil para uma boa compreensão das novas tecnologias existentes nos dias de hoje.
Sistemas de Grande Porte
Evolução e Definição
Os sistemas operativos têm evoluído muito, desde da criação do tão “velhinho” MSDOS.
Sistemas como o MAC OX, Linux, ou o famoso Windows, têm prosperado no mercado informático, e são destinados essencialmente para usar num computador pessoal.
Mas quando existe um acesso constante a uma grande quantidade de dados e informação, é necessário recorrer a um computador mais potente e eficaz, e com pouca probabilidade de falhar.
Estes computadores têm o nome de mainframes, e oferecem serviços de processamento a milhares de utilizadores através de milhares de terminais conectados directamente ou através de uma rede. São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para o seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração. Este espaço tem o