Como escolher um tema.
A fixação do tema é o primeiro passo para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, exigindo algumas cautelas por parte do formando. A seguir, relacionamos algumas dicas que, certamente, irão contribuir para esta importante etapa.
1. Escolha uma área de interesse, à qual você se identifique e possua afinidades. Uma dica é optar por uma área na qual você tenha trabalhado, estagiado ou, ainda, na qual você veja uma possibilidade de trabalho ou especialização futura. Exemplo: no curso de direito, poderíamos selecionar a área de Direito Civil.
2. Escolha um tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual você se interesse. Se você não se interessar pelo tema, com certeza, ficará muito difícil estudá-lo para elaborar seu trabalho, bem como para defendê-lo perante a banca. Assim, quanto mais atração você tiver pelo tema, mais motivado você estará para desenvolver seu trabalho.
3. Nada impede que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficará muito mais fácil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentação. Não se esqueça, ainda, que normalmente são exigidas, no mínimo, três obras que fundamentem sua idéia.
4. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fácil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaboração do trabalho. Por exemplo, no caso do Direito Civil. Não basta dizermos que o tema escolhido será “O direito do consumidor Novo Código Civil”. Devemos delimitar este tema, elegendo um dos elementos do direito do consumidor.
5. Defina a problemática da pesquisa no tema do trabalho: Ao efetuarmos a delimitação do tema, surgem vários aspectos que podem ser abordados sobre aquele elemento delimitado. Assim, a problemática da pesquisa poderá ser evidenciada pelo tema do trabalho. Por exemplo: “A função social da propriedade”, ou “As limitações ao direito de propriedade”, ou “As formas aquisitivas da propriedade”, entre outros.
Se você, enfim, optar por um