Sistemas Alternativos De Tratamento De Esgoto
Bacia de Evapotranspiração
O BET (Bacia de Evapotranspiração), (ou TEvap - Tanque de Evapotranspiração) é conhecido como Fossa de Bananeiras. Um método alternativo sustentável para o tratamento domiciliar de águas negras em zonas urbanas e periurbanas.
Contém um tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e alta demanda por água, de preferência com folhas largas (bananeiras, taióba). Este sistema recebe o efluente dos vasos sanitários (o qual passa por processos naturais de degradação microbiana da matéria orgânica, mineralização de nutrientes, e, sendo assim, a absorção e evapotranspiração da água pelas plantas).
Portanto, trata-se de um sistema fechado que transforma os resíduos humanos em nutrientes e que trata, de forma limpa e ecológica, a água do sistema. Diferente de outros, a água presente neste processo retorna ao ambiente na forma de vapor através da transpiração das folhas das bananeiras. Assim, o sistema de evapotranspiração evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos, dos rios e mares.
FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS
Um pré-requisito para o uso da BET é a separação da água servida na casa, em cinza e negra. A água negra é aquela que sai dos sanitários, com contaminação fecal e deve ser direcionada para o sistema. A água cinza, por sua vez, é aquela que sai da máquina de lavar, pias e chuveiros, contendo contaminantes químicos, sólidos em suspensão, óleos e graxas e deve ir para outro sistema de tratamento, como por exemplo, um filtro biológico.
1. Fermentação
A água negra é decomposta pelo processo de fermentação (digestão anaeróbica) realizado pelas bactérias na câmara bio-séptica de pneus e nos espaços criados entre as pedras e tijolos colocados ao lado da câmara.
2. Segurança
Os agentes patogênico são enclausurados no sistema pois não há como garantir sua eliminação completa e isso só é possível