Sistemas abertos e fechados
Sistemas
Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário. Sistemas fechados Nos sistemas empresariais fechados não existem contatos da empresa com o meio externo em sua volta, as mesmas são indiferentes a qualquer influência, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo. Freqüentemente os sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária.
Sistemas abertos Nos sistemas empresariais abertos existem contatos da empresa com o meio externo que está a sua volta, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência. As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo. Os sistemas abertos propiciam muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da empresa, favorecendo e destacando:
0. a gestão e administração participativa;
1. mudanças e adaptações internas;
2. produtividade e qualidade nos serviços e produtos;
3. capacidade de administrar diferenças ambientais, organizacionais e comportamentais;
4. perenidade e melhoria dos negócios;
5. lucro e competitividade empresarial. Pode-se fazer analogia dos sistemas abertos com a gestão moderna de Tecnologia da Informação com foco empresarial. Freqüentemente os sistemas abertos estão vinculados a um modelo de gestão participativa.
A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em realizar ações