Sistema aberto e fechado
O comportamento organizacional corresponde a: explicação no ato de identificar causas ou razões que impulsionam determinados fatos acontecimentos e fenômenos. A previsão e o controle de resultados de uma ação especificam, o controle tem como idéia monitorar o comportamento do ser humano para ampliar a contribuição e a eficácia no trabalho, tendo consigo uma dificuldade de funcionamento por se tratar de seres humanos, porque não possuem a mesma linha de raciocínio. Com o aumento da produtividade a pessoa muitas vezes, recebe elogios, promoções e/ou aumentos salariais, tornando-se mais satisfeita com o trabalho. Portanto, não é a satisfação que aumenta a produtividade e sim a produtividade que aumenta a satisfação (ROBBINS, 2002).
O mesmo autor defende a idéia de que as pessoas não escolhem seus empregos aleatoriamente, elas tendem a buscar posições que sejam compatíveis com seus interesses, valores e habilidades. Independentemente do nível de satisfação, os funcionários que apresentam melhor desempenho tendem a permanecer na organização, pois são reconhecidos, elogiados e recompensados. Portanto, percebe-se que o desempenho e a satisfação com o trabalho tendem a ser maiores quando seus próprios valores coincidem com os da organização.
Segundo Xavier (2004), a insatisfação é a grande causadora de problemas no trabalho e na vida particular do homem moderno, tendo em vista que o ser humano só terá uma vida plena se o seu trabalho for realizador. Ressalta ainda, que o trabalho é provedor de amigos, de conhecimento, de novidades, criatividade, conforto, diversão e do fato da pessoa ter a sensação de que pertence a algum lugar, identificando-se com o trabalho e com a empresa em que atua.
Percebe-se então, que a satisfação com o trabalho, engloba os conceitos de resultados, tratamento e