Sistemas abertos e fechados
Em síntese, a cibernética pode ser compreendida como uma ciência interdisciplinar, que permite a conexão entre outras ciências, podendo ter ação diretiva entre elas; pela identificação das áreas brancas no mapa das ciências, perpassaram as noções de "arte de governar navios e estados", dando-lhe o atributo de um novo campo de comunicação e controle entre diferentes ciências. Dessa forma, é uma ciência que oferece sistemas de organização e de controle que auxiliam diversas ciências. Bertalanffy salienta que "A Cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema, e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente".
A cibernética iniciou aplicada à criação de máquinas de comportamento auto-regulável como radares, robôs e computadores eletrônicos, posteriormente perpassando a engenharia, a biologia, a medicina, a psicologia, a sociologia e por fim chegando à administração.
Tendo como campo de estudo os sistemas, a cibernética parte da noção de que os sistemas são um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informações, energia ou matéria) e formando saídas (correspondente às possíveis entradas) processadas. Os elementos e as relações, assim como os objetivos, são o que definem um sistema. A rede de relações define o estado do sistema e as linhas destas relações são a comunicação que constituem as decisões. Dessa forma, temos que um sistema é:
um conjunto de elementos