Sistema único de saúde (sus)
Objetivo do SUS Dar assistência à população baseada no modelo da promoção, proteção e recuperação da saúde - para que assim busquemos meios, processos, estruturas e métodos capazes de alcançar tais objetivos com eficiência e eficácia e torná-lo efetivo em nosso país
O que faz parte do SUS? Centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros (bancos de sangue), além de fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz.
Financiamento do SUS O SUS é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população em geral e compõem os recursos do governo federal, estadual e municipal.
O que é oferecido através do SUS a todos os cidadãos ? Consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de saúde, sejam públicas (da esfera municipal, estadual e federal) ou privadas, contratadas pelo gestor público de saúde. Ações de vigilância epidemiológica, sanitária, controle de vetores, educação em saúde e campanhas de vacinação.
Qual é a meta do SUS? Tornar-se um importante mecanismo de promoção no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo do cidadão.
História do Sistema único de saúde INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Medica da previdência Social
1981 – CONASP – Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária
1986 - A 8 Conferencia Nacional de saúde implantação do SUDS – Sistema Unificado e Descentralização da Saúde.
1988 – “ Saúde e direito de todos e dever do estado” -