Sistema vocálico da língua portuguesa
PRIMEIRA PARTE
VOGAIS
Anteriores
Central
Posteriores
Altas
i
u
Médias
e
o Ɔ
Ɛ
Baixas
a
n não arredondadas
Ara arredondadas
Ditongo- o caráter polifonemático do ditongo explica a variante estilística que consiste em transformar num /e/ silábico um glide como em papai em virtude de fazer nela um tom enfático, com um acompanhamento de acento, sem o qual não pode haver /e/ ou /o/ finais. Sílaba- É classificada como um movimento ou jato de ar expelido pelos pulmões constituindo assim a sílaba. A vogal é sempre obrigatória e as consoantes opcionais, geralmente os núcleos das sílabas são preenchidos por segmentos vocálicos. Ex: [i] igreja, [e] elevador, [õ] onde.
Tonicidade-Qualidade de vogal, sílaba, vocábulo dotados do acento ‘tônico’ ou de intensidade. A tonicidade dos vocábulos do português comporta oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Uma sílaba tônica acentuada é percebida devido a duração mais longa em relação às sílabas átonas.
Vogais tônicas acentuadas têm acento próprio.
Vogais átonas são isentas de acento.
Vogais tônicas orais - ocorre em todas as variedades do português brasileiro. Ex: seja, sabe, sobe ,suco, vida, ou seja [i,e,Ɛ,a ,Ɔ,o,u] correspondem as vogais tônicas orais.
As vogais átonas podem ser pretônicas ou postônicas.
Vogais pretônicas- antecedem o acento tônico. Vogais postônicas – sucedem o acento tônico. Ex: Irará a primeira vogal tem acento