direitos humanos
CURSO DE DIREITO
TRABALHO N2
RESUMO LIVRO ‘ A INVENÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS’ DE LYNN HUNT
GOIÂNIA
Novembro/2013
A INVENÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Na introdução da obra nos deparamos com o debate da autora em cima da frase ‘’ Consideramos estas verdades autoevidentes’, verdades estas que se referem a afirmação feita na Declaração de idependencia em meados de junho de 1776, escrita por Thomas Jefferson, que afirma todo homem ser livre, igual e possuir direitos inerentes e inalienaveis. Lynn Hunt discute como tais verdades poderiam ser autoevidentes em tal época sendo que neste momento histórico havia grande desigualdade socioeconômica.
Sua introdução é baseada nos acontecimentos que surgem no séc XVIII e levam a criação de textos referentes aos direitos humanos, que em tal época era restrito aos homem brancos, livres e de poses. Tais direitos não incluiam os escravos livres, mulheres e estrangeiros. O que eles chamavam de direitos humanos e mais tarde se confundiu com direitos do homem eram direitos referente a liberdade, igualdade mas somente entre a ‘’elite’’ da sociedade.
No primeiro capitulo nos deparamos com a atenção internacional que Rousseau ganhou apartir de seus romances. A autora passa a citar tres romances de bastante relevância para a época onde as personagens principais eram mulheres que eram tratadas como heroinas. A partir dessas leituras a sociedade passou a ver as mulheres com outros olhos, percebendo que as mesmas também eram dignas da igualdade e dos direito referentes somente aos homem, no entanto nada as mulheres conseguem durante o seculo XVIII.
Durante muitos tempo a tortura era o meio usado para arrancar informações de supostos criminosos, para que este revelasse seu cumplice ou algo a mais. A autora cita o caso de Calas, um senhor de 64 anos que foi condenado a morte por supostamente matar seu filho por nao querer que ele se convertesse ao