sistema urinario
- SINTOMAS DO TRATO URINÁRIO INFERIOR
São indicadores subjetivos de doença ou de alterações percebidas pela paciente ou pelo seu parceiro, que pode levá-la a procurar ajuda profissional. Podem ser referidos voluntariamente ou em anamnese dirigida. Dividem-se em três grupos: sintomas de armazenamento, miccionais e pós miccionais.
1- Sintomas de armazenamento são aqueles experimentados durante a fase de enchimento vesical, e incluem:
· Frequência diária aumentada: é o termo usado para caracterizar a queixa de micções muito frequentes durante o dia, equivalente à polaciúria.
· Noctúria: deve ser utilizado para designar quando a paciente precisa acordar para urinar mais de uma vez durante a noite.
· Urgência: desejo súbito e incontrolável de urinar.Outros tipos de incontinência: são caracterizados de acordo com a situação em que ocorre a perda de urina, exemplo incontinência durante o coito ou incontinência durante o riso.
· Sensação vesical: é a maneira como a paciente percebe ou não o enchimento vesical, pode ser qualificada em cinco categorias.
a. Normal: a paciente é capaz de perceber o enchimento vesical e esta sensação aumenta à medida que o desejo miccional torna-se mais forte.
b. Aumentada: a paciente sente desejo precoce e persistente de urinar.
c. Reduzida: a paciente é capaz de perceber o enchimento vesical, mas não sente desejo de urinar.
d. Ausente: a paciente não percebe o enchimento, nem sente desejo miccional.
e. Inespecífica: a paciente não refere sensação vesical específica, mas pode relatar plenitude abdominal, sintomas vegetativos ou espasticidade.
2- Sintomas miccionais ocorrem, como o próprio nome sugere, durante a fase de micção:
· Jato urinário fraco: é o mesmo que fluxo reduzido, quando comparado com performances prévias. Pode ser referido, também, jato em spray.
· Jato urinário intermitente: é o termo usado para caracterizar quando o fluxo urinário é interrompido e reiniciado após um