Energia Solar
1. Informações Gerais
Quase todas as fontes de energia, são indiretamente formas de energia solar.
A radiação solar é uma fonte de energia térmica, para aquecimento de fluídos ou ambientes e também para ser a energia propulsora de potência mecânica ou elétrica. Pode ser convertida diretamente em energia elétrica, atuando e causando efeitos em determinados materiais, como por exemplo o termoelétrico e o fotovoltaico.
A radiação solar, se tratando de fonte de energia térmica para aquecimento de ambientes, nada mais é do que o aproveitamento da iluminação natural e do calor para este aquecimento, quando ocorre penetração ou absorção da radiação nas edificações, reduzindo a necessidade de iluminação e aquecimento do próprio ambiente, este fenômeno chama-se, aquecimento solar passivo. Deste modo, uma melhor e mais sofisticada técnica de arquitetura e construção pode fazer melhor proveito da radiação solar.
Em se tratando de aproveitamento térmico para aquecimento de fluídos é feito com o auxilio de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares, são mais utilizados em casas (residências) e comércios, para o aquecimento de água, etc... Já os concentradores são mais utilizados quando a temperatura tem que ser bem mais elevada, como por exemplo numa secagem de grãos e a produção a vapor, neste último caso pode ser gerado energia mecânica com a ajuda de uma turbina, e até eletricidade por meio de um gerador.
Entre todas as formas de se aproveitar a energia solar, os mais usados atualmente são, o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No nosso país a primeira forma é encontrada com mais facilidade nas regiões sul e sudeste, devido as características climáticas, e o segundo nas regiões norte de nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.
Fonte: http://www.miniweb.com.br/geografia/artigos/geologia/caracteristicas_planeta.htm
2. Radiação Solar
Além da situação