A Dinâmica Externa do Relevo
Nas mais famosas e bonitas paisagens do mundo podemos reconhecer a presença dos agentes externos do relevo. O trabalho desses agentes é chamado de erosão e compreende três etapas: o desgaste, o transporte e a deposição dos materiais que formam a crosta terrestre.
Os principais agentes erosivos são: a água (que se manifesta de diferentes formas, como chuvas, enxurradas, gelo, rios, mares e oceanos), o vento e o próprio homem agindo sobre o meio natural.
O trabalho erosivo das águas
As águas das chuvas e das enxurradas
A chuva é um dos agentes erosivos mais ativos: ao cair, contínua ou intensamente sobre uma área, ela pode abrir desde pequenos buracos até grandes rachaduras no solo. À erosão provocada pelas águas das chuvas damos o nome de erosão pluvial.
A água causa o desgaste do solo, arrastando par¬te dos materiais que o compõem. Conforme o grau de agressão da força destrutiva das águas da chuva, po¬demos considerar diferentes formas de erosão pluvial:
- Erosão superficial, quando a água leva partícu¬las do solo, sobretudo se não há vegetação para protegê-lo.
- Erosão laminar, quando a quantidade de mate¬rial levado pela água é maior do que na erosão superficial.
- Erosão são sulcos, quando a enxurrada abre pe¬quenos "buracos" no solo.
- Erosão de ravinamento, forma verdadeiras "cra¬teras", que tendem a aumentar com a falta de vegetação e o mau uso do solo.
A inclinação do terreno e a falta de vegetação tornam mais intenso o desgaste provocado pelas águas da