Sistema tático do futebol de campo 4-3-3
Formação 4-3-3
Sistema 4-3-3
Histórico
Surgiu do recuo de um dos atacantes do sistema 4-2-4 quando ainda não ocorria com freqüência à passagem dos laterais, fazendo com que as equipes jogassem com dois pontas bem definidos, cuja função na marcação era a de acompanhar os laterais adversários. É uma formação equilibrada com três médios a jogarem perto um dos outros para proteger a defesa e a moverem-se lateralmente para cobrir a largura do campo. Os três avançados espalham-se pelo campo para distribuir o ataque e devem contra-atacar. Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974 e pelo Brasil de Zagalo em 1970.
[pic]
Em cima a seleção campeã de 1970 e Na figura de baixo, do mitológico time das décadas de 1960/70, com Djalma Santos, Nilson Santos, Zito, Didi, Zagallo, Garrincha, Pelé, Vavá…
[pic]
Como Funciona
Esse sistema é bem presente no futebol moderno, mas teve que se adaptar porque as trocas de posições passaram a ser mais constantes e os laterais e pontas teriam que ocupar toda a lateral do campo. Acabou sobrando para os pontas que perderam seu prestígio por executar um número muito reduzido de funções, o que acarretou no desaparecimento desse jogador desde as categorias de base.
O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante).
Do lado ofensivo do esquema, os pontas e os laterais sobem para o ataque, acabando por desarmar a defesa adversária --- já que o lateral adversário se vê obrigado a marcar dois jogadores. E, no aspecto defensivo, os três homens de frente auxiliam na marcação dos laterais/volantes adversários.
O esquema 4-3-3 mostrou-se mais eficiente nas equipes em que os jogadores de ataque, especialmente os