sistema tegumentar
A epiderme, ou cutícula, não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentes partes. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea.
O pigmento (melanina) consiste em grânulos muito pequenos, marron-escuro ou pretos, intimamente agrupados, dentro das células.
Derme
A derme, cório, cútis verdadeira ou pele verdadeira é flexível e elástica. É mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral mais que na medial dos membros.
Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada.
A pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.
A camada reticular consiste de tecido conjuntivo fibroelástico, composto sobretudo de feixes colágenos. As células desta camada são principalmente fibroblastos e histiócitos.
*Nas camadas mais profundas da camada reticular encontram-se glândulas:
-Sudoríparas - Sebáceas;-Folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.
Tecido Subcutâneo
A derme está situada sobre a tela subcutânea. Esta última camada não é considerada como pertencente à pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme.
O tecido subcutâneo é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Essa tela desempenha duas funções principais:
Auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente Fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso.
A pele das articulações e dos dedos apresenta dobras e é enrugada porque está aderida ao osso.
Os anexos da pele são: as unhas; os pêlos; e as