sistema tegumentar
Tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas. Como a pele é facilmente acessível, ela é importante nos exames físicos. A pele propicia:
Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, érda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores.
Regulção do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.
Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
A pele forma um envoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais (líquidos), formando assim o maior órgão do corpo. A pele é composta de:
Epiderme: camada celular superficial.
Derme: camada do tecido conectivo profunda.
Epiderme
A epiderme, ou cutícula, não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentes partes. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea. O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas denominadas de acordo com diversas categorias, tais como o aspecto das células, textura, composição e posição. Essas camadas são, de superficial para profundo:
Camada basal: é a camada mais profunda, sendo composta por uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células recebem os elementos necessários para a sua nutrição. Estas células estão em constante divisão, ou seja, à medida que se multiplicam, as novas vão empurrando as mais antigas em direção à superfície, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas.
Camada espinhosa: é formada por várias células provenientes da camada basal que, à medida que as novas células profundas vão nascendo, se vão deslocando para o exterior. As mais profundas são as arredondadas, enquanto que as que estão mais próximas da superfície são mais planas.