Sistema tegumentar
Educação Física – Bacharelado
Anatomia
SISTEMA TEGUMENTAR
CAMPO GRANDE
2012
[pic]
ACADEMICOS:
Luan Valério da Silva RA: 2474440267
Luciano O. C. Matos RA: 3101206362
Vanessa O. Gonçalves RA: 2401335595
[pic]
Epiderme
A epiderme é a camada externa do tegumento, suas funções são, proteção tanto do sistema tegumentar quanto do restante de nossos organismos internos, inicia os processos que nos fazem ter sensações através do tato, isolamento térmico e regulação da temperatura do corpo.
A epiderme é formada por várias camadas de células achatadas justapostas. A camada de células mais interna, denominada epitélio germinativo, é constituída por células que se multiplicam continuamente, dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repleta de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a água, denominado camada queratinizada ou córnea.
Toda a superfície cutânea está provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos. Não obstante, alguns podem captar estímulos de natureza distinta. Porém na epiderme não existem vasos sanguíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam á epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
Nas regiões da pele providas de pelo, existem dois tipos de terminações nervosas específicas nos folículos capilares às primeiras formadas por axônios que