Sistema tegumentar
A estrutura do tegumento é o que denominamos de pele, cútis ou tez é o órgão de revestimento externo do corpo, o maior órgão do corpo humano e o mais pesado, responsável pela proteção do organismo. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.
Epiderme
Constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito) - produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Os melanócitos são os produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV. Existem também células imunitárias (celulas de Langerhans) - gigantes e com prolongamentos membranares.
A camada mais superior da pele é denominada ESTRATO CÓRNEO (ou camada de queratina), contém muitas camadas de células achatadas mortas e atua como uma barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções. Porém na epiderme não existem vasos sangüíneos. O motivo pelo qual ela não possui vasos sanguíneos é que se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser penetrada por microorganismos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
Órgãos anexos da epiderme
Folículo piloso: produz uma estrutura maciça queratinizada, o pêlo, que é produzido por células especializadas na sua raiz, constituindo o bulbo piloso. Tem músculo liso eretor e terminações nervosas sensitivas associadas.
A unha é uma estrutura composta por queratina presente na falange distal dos dedos, parte distal da unha (corpo) e parte proximal oculta, a raiz (matriz). A unha repousa sobre o leito ungueal (vascularizado e inervado) é produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
Derme
Tecido conjuntivo que sustenta a