Sistema tegumentar
FUNÇÕES
Além de proporcionar um revestimento, a pele desempenha muitas outras funções como: proteção, regulação da temperatura corporal, recepção de sensações, produção de vitamina D.
COMPOSIÇÃO
É constituída de duas camadas, uma mais externa a epiderme, e uma camada profunda a derme. Abaixo da derme encontra-se uma camada subucutânea a hipoderme.
EPIDERME
Formada por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, constituído de quatro populações de células: queratinócito, melanócito, célula de Langerhans e células de Merkel.
A partir da camada mais interna a epiderme é formada dos seguintes estratos:
Basal, espinhoso, granuloso, lúcido (presente somente na pele espessa da palma das mãos e planta dos pés) e córneo. DERME
É dividida em duas camadas: a papilar de tecido conjuntivo frouxo e reticular de tecido conjuntivo denso não modelado.
ANEXOS
GLANDULAS SUDORÍPARAS
São glândulas simples tubulosas enoveladas. Podem ser merócrinas, que são muito numerosas na pele. Além dessas glândulas existem nas axilas, na aréola mamária, as glândulas apócrinas.
GLÂNDULAS SEBÁCEAS
São glândulas simples acinosa, ramificada. São exemplo de glândulas holócrinas.
PÊLOS
São estruturas delgadas e queratinizadas. Cada pêlo se origina de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso, que no pêlo em fase de crescimento, se apresenta com uma dilatação terminal, o bulbo piloso.
UNHAS
São placas de células queratinizadas localizadas na superfície dorsal das falanges terminais dos dedos.
HIPODERME
É formada por tecido conjuntivo frouxo, que une a derme aos órgãos subjacentes. Dependendo da região e do grau de nutrição, a hipoderme poderá ter uma camada variável de tecido